Não basta falar, é preciso fazer, ‘Produção de Águas’

Barra Mansa realiza terceira edição do projeto ‘Produção de Águas’

Quinhentas mudas são plantadas por mês às margens de nascentes e rios

Nesta sexta-feira, dia 06, último dia da Semana do Meio Ambiente em Barra Mansa, o distrito de Santa Rita de Cássia foi escolhido para receber a terceira edição do projeto ‘Produção de Águas’. A iniciativa é uma parceria entre a secretaria municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e a Oscip Piratingaúna. O projeto visa a recomposição de margens de rios e a recuperação de nascentes do município.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marinho Branco, explicou que estão sendo plantadas 500 mudas por mês de várias espécies da mata ciliar. “Através do plantio dessas mudas é possível aumentar a produção de água, fazendo que o município não enfrente problemas no período da estiagem”, disse Marinho, lembrando que as duas primeiras edições do projeto aconteceram às margens do rio Paraíba do Sul, no bairro Vila Delgado, e do Rio Barra Mansa, no bairro Santa Clara.

O 'Produção de Águas' está sendo desenvolvido com recursos do Funcam (Fundo de Conservação Ambiental). O distrito de Santa Rita de Cássia foi escolhido para receber a terceira edição do projeto por ter sofrido sérios problemas, em 2013, por conta da seca das nascentes. “Ficamos um período sem chuvas e o distrito teve prejuízo em 70% das lavouras de folhosas por conta da falta d’água. Esse projeto trará solução, mesmo que a longo prazo, para evitar esse tipo problema”, garantiu Eduardo.

(Coordenadoria de Comunicação Social)

  • Rua Maria Luiza Gonzaga, nº 217, Ano Bom - Barra Mansa / RJ - CEP: 27.323-300
  • +55 24 97403-2849 e +55 24 3323-0224