Empreendedorismo verde: Dez ideias de negócios sustentáveis

Empreendedorismo verde: Dez ideias de negócios sustentáveis

A busca por negócios sustentáveis e lucrativos cresce, à medida que aumenta também entre os empresários e novos empreendedores a consciência da importância da preservação do planeta.

A matéria cita uma pesquisa feita pela consultoria inglesa Mintel que mostra que 68% dos americanos compram produtos verdes com frequência. Uma tendência também vista na Europa e que se espalha pelo resto do mundo, inclusive pelo Brasil.

Eis os negócios com maiores chances de sucesso dentro do cenário da sustentabilidade, de acordo com o Empreendedor Online e a Green For All.

1 - Micro financiamento para pequenos empresários

A primeira dificuldade dos novos empreendedores geralmente passa pela questão do financiamento. Apesar da imagem sustentável de alguns bancos, é difícil conseguir financiamento para negócios verdes. Nesse contexto, os fundos de investimento-semente podem ser uma oportunidade para empreendedores sociais. Organizações de microfinanciamento independentes são uma opção de investimento.

2 - Energia renovável

A questão da redução do aquecimento global depende da substituição dos combustíveis fósseis por fontes renováveis. Existem diversas oportunidades para pequenas empresas que ajudem residências e empresas a usarem este tipo de energia. Empresas que promovam a instalação de placas de energia solar são exemplos de negócios com boas possibilidades de crescimento nessa área.

3 - Tecnologia verde

O estudo chama de Tecnologia da Informação verde uma das áreas de maior potencial. A ideia é criar negócios para prestarem serviços a outras empresas como consultorias e análises de gastos energéticos em data-centers, por exemplo. Outro exemplo é o de reciclagem de produtos eletrônicos.

4 - Alimentação

Com os níveis de obesidade cada vez mais altos, a preocupação com uma alimentação mais saudável também cresce. O estudo sugere que há oportunidades para empresas que invistam em alimentos produzidos localmente, sem componentes químicos ou pesticidas. Entre as oportunidades com mais potencial, os pesquisadores ressaltam a venda e produção de café orgânico, a organização de mercados locais ou cooperativas de produtores e restaurantes ou bufês orgânicos.

5 - Construção

Além da questão ecológica, muita gente está buscando especialistas em construção para reduzir as contas de água e luz. Deixar edifícios e casas mais efi cientes, gastando menos energia e dinheiro é uma tendência. Uma opção para negócios sustentáveis e lucrativos é o investimento em telhados verdes, que são cobertos por plantas para reduzir a temperatura do ambiente e ainda dar mais verde para a paisagem.

6 - Paisagismo integrado

Por falar em telhados verdes, os paisagistas estão em alta dentro dos negócios sustentáveis. Em prédios comerciais em busca de certifica ções, como o LEED, muitas vezes é preciso convocar um profissional para ajudar na adequação. Existem inclusive, algumas franquias home based nesta área. Outro tipo de negócio importante é o de serviços de encanador, já que ter boas instalações evita desperdício de água.

7 - Transporte não poluente

O transporte é um dos principais problemas de grandes centros urbanos. O consumo de combustíveis poluentes é enorme e existem poucas alternativas sustentáveis. O estudo, no entanto, ressalta que mesmo negócios simples podem ajudar. O conserto de bicicletas, por exemplo, poderia fazer crescer a frota de bikes nas ruas. Outra opção na área de transporte são táxis com veículos híbridos.

8 - Varejo sustentável

A demanda por produtos eficientes, seguros e não tóxicos é crescente, de acordo com o estudo. Roupas feitas com algodão orgânico e corantes naturais e cosméticos não testados em animais estão na lista de startups que podem crescer.

9 - Limpeza na era da sustentabilidade

Assim como as pessoas não querem vestir ou comer produtos pouco seguros para a saúde e para o meio ambiente, há mercado também para produtos de limpeza ecológicos. Itens biodegradáveis e serviços de limpeza certificados, como por exemplo lava jatos ecologicamente corretos como a franquia Auto Spa Express, são citados na pesquisa.

10 - Reuso é melhor que reciclagem

Reutilizar materiais e produtos antigos é até melhor do que reciclar. O movimento chamado “upcycling” propõe reconstruir peças para terem um período de vida maior. É o caso de roupas e móveis, um nicho colocado pelos pesquisadores como forte. A parte boa é que é possível dar uma cara nova para coisas que já não se usa e até ganhar dinheiro com isso.

Fonte: www.portaldomeioambiente.org.br - Edição Nº 20

  • Rua Maria Luiza Gonzaga, nº 217, Ano Bom - Barra Mansa / RJ - CEP: 27.323-300
  • +55 24 97403-2849 e +55 24 3323-0224